Introdução à Psicologia do Desenvolvimento

  Na Psicologia, o ponto de vista do desenvolvimento sugere que o comportamento actual pode ser entendido de maneira mais adequada se conhecermos a sua história, pois a criança é realmente "o pai do homem".

    O bebé humano, como outros animais, nasce com grande variedade de comportamentos passíveis de serem adquiridos. A sua maturação depende do seu potencial de crescimento fisiológico e das características da sua espécie. Torna-se um indíviduo através das suas experiências de interacção com o ambiente físico e social. O processo de socialização - treino para a vida em sociedade, dado pelo ambiente cultural em que o indíviduo nasce - tem muita relação com o comportamento adulto.

     A principal suposição do ponto de vista do desenvolvimento é que existe continuidade entre o passado e o presente, de forma que este possa ser entendido através da sua história: isso é tão evidente que não atraria maior interesse pelo desenvolvimento. Uma possibilidade é a existência de períodos críticos de desenvolvimento que poderiam ter consequências duradouras ou quase irreversíveis. A outra possibilidade é a existência de estádios definidos, de forma que a personalidade e o comportamento se tornam um pouco reestruturados, à medida que ocorre o crescimento.

    As mudanças de interesse com o aparecimento da adolescência apresentariam aspectos conhecidos dessa reestruturação, mas existem outros menos óbvios.

    Os conceitos de períodos críticos e estádios sugerem que existem aspectos de processo de desenvolvimento que são intrínsecos ao desenvolvimento, e não resultam apenas da aprendizagem.

 


 

Bibliografia:

HILGARD, Ernest & ATKINSON, Richard., (1976). Introdução à Psicologia (Vol. 100). São Paulo: Atualidades Pedagógicas. pp. 59-61.