A Unidade Curricular de Psicologia do Desenvolvimento consegue transmitir aos estudantes conhecimentos sobre as fases de vida do ser humano e suas características. Foram abordados, ao longo do ano, temas que são e vão continuar a ser importantes na vida profissional de todos os professores de Educação Física e treinadores.

            O Desporto é um meio onde se experimentam várias emoções com muita intensidade. Portanto tomo a liberdade de referenciar dois temas para que o professor/treinador deve ter em atenção que são as questões da motivação e da ansiedade.

            Para um professor/treinador é importante saber os níveis de ansiedade de um aluno/atleta antes de uma competição. Estes deverão saber controlar os níveis de ansiedade para que não prejudique a prestação do seu atleta/aluno. A outra grande questão chama-se motivação. A Educação Física como práxis educativa deve levar em consideração o desenvolvimento pessoal e a questão social, possuindo como objectivo a formação da personalidade do aluno através da actividade física trabalhando com o corpo e o movimento integrado do ser humano.

            O professor assim como o treinador devem detectar estilos, motivos e habilidades desportivas dos seus alunos para serem estimuladas e fortalecidas em busca de uma melhor condição física ou performance. Ora vejamos, uma actividade proposta durante a aula pode ser um elemento desmotivador por diversos, até mesmo por este ser demasiado fácil e não causar nenhuma dificuldade ao aluno. Portanto, é necessário desenvolver um plano adequado para que os alunos estejam sempre motivados.

            Finalmente e concluindo esta já longa e alargada reflexão, a Psicologia do Desenvolvimento deu-nos bases para agirmos enquanto profissionais do desporto. Na medida em que focou temas, como os problemas na adolescência, que serviram para criarmos bases de argumentações e de conhecimentos, ficando nós a saber actuar nestas situações.

 

Esta disciplina foi muito importante para nós, principalmente para percebermos como reagir e ajudar os nossos alunos, compreendendo as fases que estão a passar.

Na minha opinião as aulas foram bem estruturadas, e bastante produtivas. As aulas com o professor foram muito enriquecedoras, dando-nos novas visões não só sobre a psicologia, mas também o ponto de vista de um professor estrangeiro dando informações e experiências vividas no seu país, o Brasil, o qual espero para o ano visitar.

Espero que no futuro continue a existir a elaboração dos sites, não só para nos obrigar a acompanhar a matéria, mas também para existir troca de informação e ajuda entre os alunos.

Achei as aulas interessantes, pois a professora incentivava a participação dos alunos bem como a interacção alunos-professor, não tornando as aulas cansativas e saturantes.

Por fim, espero que este site tenha servido de ajuda aos meus companheiros e que sirva para estudarem para o exame final.

Boa sorte a todos :)