Desenvolvimento moral
O que é o desenvolvimento moral?
Piaget (1973), no seu livro pioneiro sobre o desenvolvimento moral na criança, afirma que “toda a moral consiste num sistema de regras, sendo da essência da moralidade estudar o respeito que o indivíduo vai adquirindo por essas mesmas regras”
O mesmo autor toma como critérios de desenvolvimento moral quer a prática das regras de certo jogo, quer a consciência da obrigação que as crianças sentiam em seguir tais regras, na hipótese de jogarem esse jogo com companheiros ou adultos.
Teorias sobre o desenvolvimento moral.
O tema moralidade em geral, e o fenómeno do desenvolvimento moral em especial, têm sido abordados segundo perspectivas teóricas diferentes.
As três perspectivas mais conhecidas são a perspectiva psicanalítica, que tende a realçar a componente emocional da moralidade (e.g., Birnbaum, 1972); a teoria da aprendizagem social, que tende a acentuar a sua componente comportamental (e.g., Mischel & Michel, 1976); e a abordagem estrutural-construtivista, também designada de cognitivo-desenvolvimentista, que tende a salientar a componente cognitiva da moralidade (Kohlberg, 1976, 1981, 1984, 1985; Piaget, 1965, 1973).
Estas teorias apresentam diferentes perspectivas:
- Apresentam noções diferentes de moralidade.
- Utilizam diferentes critérios de desenvolvimento moral.
- Avaliam de forma muito diversa esse desenvolvimento.
- Associam tal desenvolvimento a factores e mecanismos diferenciados.
- Propõem estratégias diferentes para o estimular.
Em relação à questão de saber o que é o desenvolvimento moral, a abordagem psicanalítica defende que a moralidade é sobretudo um “assunto de coração”.
A abordagem comportamental sustenta que a moralidade é fundamentalmente um resultado de contingências de reforço, embora nela “seja fácil perder de vista tais contingências” (Skinner, 1971).
A teoria cognitivo-desenvolvimentista defende que a moralidade é sobretudo um “assunto de razão”.
De seguida, apresentamos dois documentos que complementam a informação sobre este tema.
Bibliografia:
- Lourenço, O.M. (1998). Psicologia de Desenvolvimento Moral. Teoria, dados e implicações. (2ª ed) Coimbra: Livraria Almedina.
Vídeos sobre o desenvolvimento moral.