Envelhecimento facial é causado por mudanças que vão além da pele

28-05-2010 11:07

 

Alterações significativas nos ossos da face ocorrem com o passar da idade e contribuem para uma aparência mais envelhecida

Ilustração do envelhecimento facial relatado por estudo

Novas pesquisas sugerem que é preciso mais do que arrumar a pele flácida para restaurar uma aparência jovial. Um estudo realizado por médicos da Universidade de Rochester Medical Center indica que alterações significativas nos ossos da face - sobretudo no osso do maxilar - ocorrem com o passar da idade e contribuem para uma aparência mais envelhecida.

Os resultados do estudo sugerem que a estratégia futura para o rejuvenescimento facial pode acontecer em duas etapas: primeiro restaurar a estrutura por baixo, neste caso os ossos, e depois executar os procedimentos na pele.

Analisando uma coleção de 120 tomografias faciais, não relacionadas a motivos médicos, cirurgiões plásticos mediram as mudanças que ocorreram ao longo do tempo nos ossos da face. As tomografias foram divididas igualmente por sexo e idade, sendo 20 homens e 20 mulheres em cada uma das três faixas etárias: jovens (idades 20-36), médios (41 a 64) e mais velhos (65 ou mais). Os pesquisadores usaram um programa de computador para medir o comprimento, a largura e o osso da mandíbula de cada exame e compararam os resultados de cada grupo.

Segundo os resultados do estudo, o ângulo da mandíbula aumenta acentuadamente com a idade, o que resulta em uma perda de definição da borda inferior da face. O comprimento da mandíbula diminui significativamente na comparação entre os grupos etários mais jovens e de meia idade, enquanto a redução da altura do queixo dos participantes de meia idade e dos mais velhos foi notável.

"A mandíbula é o fundamento da face inferior, e suas mudanças afetam a estética facial", disse Howard N. Langstein, professor e chefe de cirurgia plástica. "Estas medições indicam um declínio significativo do volume da mandíbula conforme uma pessoa envelhece, e, portanto, menos apoio do tecido mole da parte inferior do rosto e pescoço."

Esta perda de volume ósseo pode contribuir para a flacidez da pele facial, a diminuição da projeção do queixo, e a perda da definição da linha da mandíbula. Como cai o volume da mandíbula, o tecido mole da face inferior tem menos apoio, resultando em uma suave aparência oval para o terço inferior da face, e em flacidez da pele, que também afeta a aparência do envelhecimento do pescoço.

"Os médicos aprendem que o envelhecimento facial é causado pela queda dos tecidos moles e pela perda de elasticidade", explicou Langstein.

O estudo de Langstein e do médico residente em cirurgia plástica Robert Shaw dá provas de que os ossos da face estão constantemente sujeitos a forças que os remodelam. "O futuro dos procedimentos cosméticos faciais para restaurar uma aparência jovem pode incluir métodos de suspensão de tecidos moles - como implante de queixo e bochecha - para reconstruir a estrutura que o tempo desgasta, além da elevação e da redução do excesso de pele", concluiu Shaw.

 

Fonte: Isaúde.com