Conduzir e falar ao telemóvel afecta compreensão

29-05-2010 22:48

Um estudo norte-americano mostra que as novas tecnologias dificultam a comunicação

Todos sabemos que conduzir e falar ao telemóvel não dá bom resultado. Porém, uma nova investigação indica que o contrário também se verifica, ou seja, conduzir reduz a capacidade de compreender e usar a linguagem. "Os estudos anteriores não faziam sentido para os que estudam a linguagem", disse Gary Dell, especialista em psicolinguística do departamento de Psicologia da Universidade de Illinois e autor do estudo, publicado no jornal "Psychonomic Bulletin & Review". "Podemos pensar que conversar e compreender a linguagem são coisas fáceis. Mas não são. A produção e a compreensão de linguagem são actividades que exigem atenção e, por isso, competem com outras tarefas que exigem o mesmo - como conduzir", explicou.

Através de um simulador, um grupo de pessoas foi sentado num veículo parado ou a conduzir no meio do trânsito. Nas duas situações, as pessoas ouviram uma história e foi-lhes pedido que a contassem de novo. Como os investigadores esperavam, a capacidade de memória daqueles que estavam ao volante diminuiu bastante, ao contrário dos que estavam imóveis.

"Este estudo mostra vários aspectos da linguagem que desaparecem enquanto estamos a conduzir", garantiu o professor de Psicologia Art Kramer, que colaborou no estudo. "Não nos compreendemos uns aos outros tão bem como deveríamos por causa destas coisas. Com as tecnologias modernas, falamos cada vez mais enquanto fazemos outras coisas, mas compreendemo-nos cada vez menos", conclui Dell.

 

Fonte: i Informação