Ansiedade do professor passa para os alunos

16-05-2010 13:35

A Matemática é a disciplina que mais apreensão gera em relação ao desempenho das crianças

Perante uma disciplina como a Matemática, os professores podem sentir apreensão ou ansiedade, que inconscientemente transmitem aos alunos, prejudicando o seu desempenho, sugere um estudo publicado na "Proceedings of the National Academy of Sciences".

O estudo envolveu 17 turmas com 52 rapazes e 65 raparigas do 1.o e 2.o ano do ensino básico. Sian Beilock, professor de Psicologia na Universidade de Chicago, e a sua equipa avaliaram a ansiedade dos professores face à Matemática e ao desempenho dos alunos. No fim do ano lectivo, o desempenho das raparigas - no início, ao mesmo nível que os rapazes - foi mais influenciado pela ansiedade dos professores que o dos rapazes. A explicação: nos EUA, mais de 90% dos professores do 1.o ciclo são mulheres e, uma vez que a influência entre pessoas do mesmo sexo é mais forte, a ansiedade afecta mais as raparigas.

"Há um peso grande em cima da Matemática porque é uma disciplina de base. Essa consciência põe uma carga muito forte nos professores, que ficam ansiosos em relação ao desempenho dos alunos", explica ao i Silvana Paulino, professora de Matemática na EB 2+3 de Bocage, Setúbal. A docente considera o estudo incompleto e argumenta que há outros factores a ter em conta na influência exercida pelo professor. "Nestas idades, as meninas são geralmente mais ansiosas que os rapazes". De resto, a ansiedade não é o principal factor a afectar o desempenho do aluno. A "tendência para decorar em vez de aprender" tem uma influência mais negativa, considera.

Fonte: iOnline