Desenvolvimento do adulto e o trabalho

Riverin-Simard (1984) interessou-se pelo estudo do curso da vida profissional dos adultos, utilizando a abordagem dos ciclos de vida. Uma das principais conclusões da investigação levada a cabo por Riverin-Simard  é a de que, durante a sua vida profissional, o adulto vive estados de permanente questionamento. “Os momentos de questionamento não são momentos de excepção na vida adulta; pelo contrário, situam-se constantemente no centro quotidiano da vida no trabalho” (p. 148).

Assim, são apresentados três grandes períodos durante a vida profissional: 1) o primeiro é o período de entrada e exploração no mundo do trabalho, onde o indivíduo se dá conta da grande distância existente entre as aprendizagens escolares e as que são requeridas para a prática profissional (20-35 anos); 2) o segundo período é caracterizado pelo processo reflexivo do indivíduo acerca do seu percurso profissional ajudando-o a definir o seu próprio caminho pessoal (35-50 anos); 3) no terceiro período o adulto procura criar as condições para uma retirada proveitosa do mundo trabalho.

Ao longo destes três períodos, o adulto vai atravessando nove etapas que se alternam segundo um ciclo de questionamento e estabilização: a vida adulta é, pois, caracterizada por um constante dinamismo.

 

7ª idade - adulto: dos 35 anos aos 65 anos, segundo Erikson.

O conflito típico desta idade é Generatividade vs. Estagnação. O termo generatividade foi criado por Erikson e designa o comprometimento do adulto em relação ao futuro e à nova geração. A afirmação pessoal do adulto é desenvolvida através das preocupações com os jovens, o seu bem-estar e o desejo de contribuir para um mundo melhor.

No entanto, se em vez de desenvolver actividades que considera produtivas e úteis aos outros, o adulto se preocupa apenas consigo próprio, a sua vida caracteriza-se pela estagnação.

As virtudes adquiridas neste estádio são a produção e a ajuda aos outros.

 

 

Bibliografia:

            Moura, R.M., (1999). A vida adulta: uma visão dinâmica. http://rmoura.tripod.com/vidaadult.htm. Acedido em Maio de 2010.