Estudo aponta que a timidez afeta negativamente a qualidade do relacionamento

04-06-2010 12:46

Quem é tímido sabe as dificuldades de se aproximar de alguém, principalmente quando o assunto é o lado afetivo, o amor. Normalmente se mostram com dificuldades em lidar com assuntos relativos à confiança, ciúme, dinheiro e problemas domésticos. E essa inibição, segundo estudo da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, pode influenciar nos relacionamentos, até mesmo os mais íntimos, como o casamento.

 

Com a vergonha à tona, a qualidade dos envolvimentos afetivos fica prejudicada, e isso pode afetar negativamente. Tal conclusão foi alcançada após a análise de quanto a personalidade de uma pessoa pode influenciar no tipo e na qualidade de uma relação social. Dois estudos, feitos por Levi Baker e James McNulty, mostraram que os problemas mais comuns dentro do matrimônio estavam sendo motivados pela timidez.

 

“A timidez é uma característica do indivíduo que está ligada à ansiedade. Quando a timidez aparece de forma excessiva pode vir acompanhada de fobia social caracterizada por uma elevação da ansiedade”, descreve a psicóloga Denise Marcon, tutora do Portal Educação. Segundo Denise, a pesquisa mostra questões interessantes sobre a influência que a timidez exerce nos relacionamentos impedindo a pessoa de ser quem ela realmente é, podendo comprometer a relação.

 

Os pesquisadores também indicaram que as pessoas tímidas têm maior dificuldade de estreitar laços de confiança e, como a timidez também leva à ansiedade em ambientes sociais, elas se sentem menos confiantes em lidar com possíveis problemas relativos ao matrimônio.

 

Fonte: Portaleducação